Buscar
  • Mara Loureiro

Exercitando as Consoantes

Depois de treinar as vogais para abertura vocal e afinação ou, como queiram, pequenas mudanças de timbre, use as consoantes em exercicios com as sílabas.

As principais consoantes que mais vão lhe auxiliar são as letras B, D, F, R, L, M, S e V

Estes exercicios são muito úteis quando usados antes de uma palestra, gravação, entrevistas, enfim, sempre que você precisar se expressar corretamente.


O M é a primeira consoante que pronunciamos, geralmente seguida de Ã, como em Mamãe. Nos exercicios com essa letra podemos acrescentar qualquer uma das vogais e teremos um ótimo resultado com a ressonância da voz. Já, se você tiver um timbre de voz, ou uma emissão anasalada, não pratique esse exercicio nem mesmo seguido pela vogal A.

Procure usar o "Fa" ou "Da" com a projeção do ar pela boca bem aberta.


Os exercicios com a letra R são ótimos pra aquecer as cordas vocais sem danificá-las.

Pronuncie-o, seguido de uma vogal ou apenas com o som da própria consoante, batendo a ponta da lingua no céu da boca, como um som de motorzinho.

Para aquecer as cordas vocais pode ser usado com um som mais grave subindo para o mais agudo.

Mesmo durante a fala, podemos dar uma parada e usar esse exercicio para "destravar" a língua


As consoantes F e H ajudam no fôlego das frases já que ativam o diafragma ajudando nos musculos que sustentam a fala ou o canto. Podem ser usadas com a vogal A para conseguir mais ar e dar à expressão das palavras um sentido de alegria.

O "Ha" quando exercitado como uma risada, quase um staccato, é um ótimo exercicio para isso.


Se precisar pronunciar paralvras difíceis, exercite a letra L seguida de uma vogal para subir ou descer na escala musical, conforme sua necessidade. Por exemplo La, Lé, Lí para subir e Lê, Lô e Lu para descer.

Se o caso for só destravar a lingua exercite a lingua como em Blá Blá Blá, sem pronunciar a vogal.


São muitas as combinações que vc pode ir experimentando e observando o que muda na sua fala ou na sua projeção da voz. Cuide sempre de aquecer a voz e hidrate muito suas cordas vocais. Não precisamos ser profissionais para ter este tipo de cuidado.

A nossa voz pode fazer bem aos ouvidos alheios ou ser até bem dissonante e perturbadora. O melhor é procurar uma voz equilibrada e harmonica.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo