Mara Loureiro
ESTÉTICA DAS LETRAS PARA CLAREZA DA FALA
As vogais são a sustentação do som da voz. Seja cantada ou falada.
Por isso é preciso pronunciá-las com ótima sonoridade para contemplar clareza
ao seu texto já que a nossa intenção ao falar, é sermos entendidos.
Começando pela primeira vogal A, um bom exercicio é treina-lá como em "Ah" de "Faada", deixando que ela ocupe um espaço arredondado na sua garganta como
uma grande abertura.
A vogal Ó pode
ser treinada como se fala na nota Dó, mantendo ainda a sensação arredondada na garganta mas imprimindo um som mais cálido. Inclusive se o seu A, estiver com som metálico ou mais fechado, use o Óh para corrigi-lo
Em seguida treine o O como Ou, sem acentuar o U, apenas deixando o som fluir para esse som.

Para treinar a clareza da fala, treine a projeção da vogal U também. É um som mais profundo e mais curto que as outras vogais, como no pronome Tu. Pronunciar essa vogal dessa forma pode corrigir as deficiências na fala de outras vogais como I, Ê e o ditongo Êi, utilizando-a antes de cada um deles.
Já vogal Ê, treine como na palavra Bem ou Cem. Um som redondo também, mas menos amplo que o som do A.
Por último a vogal I, muito usada nos exercícios para cantores por seu brilho, você pode treinar com o som precedido pela vogal U como no ditongo Ui, mantendo os lábios numa posição natural ou estirando-os se quiser que o som fique metálico e brilhe mais que as outras letras.
Cada um desses exercicios podem ser praticados antes da leitura para se ter um resultado previamente definido do que se quer alcançar em termos de comunicação.